Revista Valor e Negócios
Subscribe Now
Revista Valor e NegóciosRevista Valor e Negócios
Font ResizerAa
Search
Follow US
Copyright © 2014-2023 Ruby Theme Ltd. All Rights Reserved.
Economia

INSS exigirá identificação biométrica para desbloquear consignados

Redação By Redação Last updated: maio 19, 2025 3 Min Read
SHARE

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passará a exigir a identificação biométrica de aposentados e pensionistas que quiserem autorizar que as parcelas do empréstimo consignado sejam descontadas diretamente de seus benefícios previdenciários.

Conforme despacho publicado no Diário Oficial da União (DO) nesta segunda-feira, a medida entrará em vigor a partir do próximo dia 23.

“Todos os desbloqueios para averbação de novos empréstimos consignados somente poderão ser realizados com a biometria, na plataforma Meu INSS, validadas em bases do governo federal”, diz despacho assinado pelo presidente do instituto, Gilberto Waller Junior.

Além de se identificar, o interessado pode usar o aplicativo Meu INSS para consultar instituições financeiras e as taxas de juros para pedidos de empréstimos.

De acordo com a medida, a identificação biométrica feita por meio da verificação de características físicas como a foto ou a impressão digital dos beneficiários, atende à necessidade de avaliação do serviço de desbloqueio de benefícios para empréstimos consignados, com o objetivo de mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos.

A concessão de novas autorizações automáticas para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas está bloqueada desde o último dia 8, atendendo a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Em junho do ano passado, depois de identificar irregularidades em descontos de mensalidades associativas – lançadas diretamente na folha de pagamento de aposentados – o TCU determinou ao INSS que só permitisse as cobranças em folha em favor de organizações sociais mediante a obtenção e conferência da assinatura eletrônica avançada e dados biométricos do beneficiário. A determinação valia tanto para as mensalidades de filiação às entidades, quanto para empréstimos consignados.

Na mesma decisão, o tribunal determinou ao INSS que ressarcisse os valores cobrados indevidamente de aposentados e pensionistas, e ainda que o instituto e a Dataprev implementassem, em 90 dias, “ferramentas tecnológicas que possibilitem a assinatura eletrônica avançada e biometria para todos os termos de filiação e autorizações de descontos vigentes, bem como um sistema que permita o bloqueio e desbloqueio automático e específico para cada averbação de desconto nos benefícios pagos”.

O instituto recorreu das determinações, alegando, entre outras coisas, que as autorizações para empréstimos consignados já passavam por mecanismos de controle mais eficazes que aqueles a que são submetidas autorizações para descontos de mensalidades associativas em folha. Contudo, em maio deste ano – um dia antes do INSS anunciar o bloqueio dos consignados – o TCU negou o recurso, mantendo as determinações.

Sign Up For Daily Newsletter

Be keep up! Get the latest breaking news delivered straight to your inbox.
By signing up, you agree to our Terms of Use and acknowledge the data practices in our Privacy Policy. You may unsubscribe at any time.
Share This Article
Facebook Twitter Copy Link Print
Previous Article BB tem lucro de R$ 7,3 bi de janeiro a março, em queda de 20,7%
Next Article Contratos de trabalho por hora em supermercados aumentam precarização
Leave a Comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais populares
ONS determina aumento do uso de térmicas para garantir energia
julho 3, 2025
Intenção de consumo das famílias registra alta de 0,5% em junho
junho 24, 2025
Brasil poderá ter novo recorde na produção de grãos na safra 2024/2025
junho 12, 2025
Fim de isenção a títulos privados não prejudicará produtor, diz Haddad
junho 11, 2025
Inflação oficial recua para 0,26% em maio deste ano, diz IBGE
junho 10, 2025

You Might Also Like

Economia

Bolsa sobe 2,64% e atinge maior nível desde dezembro

2 Min Read
Economia

Após três meses em alta, inadimplência cai em dezembro, diz Serasa

1 Min Read
Economia

Trabalho por conta própria exige mais horas de serviço, diz IBGE

4 Min Read
Economia

Gás de cozinha fica mais barato neste sábado com ICMS menor

3 Min Read
Revista Valor e Negócios

Informação com qualidade e credibilidade. Jornalismo econômico feito com seriedade.

Welcome Back!

Sign in to your account